Configurações do usuário

Para utilizar o sistema, é necessário que o usuário seja um médico devidamente cadastrado no CFM(Conselho Federal de Medicina), portanto, para começar é necessário que o usuário valide seus dados após sua conta criada.

No primeiro acesso já é possível visualizar a tela de configurações, onde será necessário preencher os campos obrigatórios(*) para que possa iniciar na utilização do My Prescription, também é possível visualizar a página de configurações clicando campo do usuário localizado no canto superior direito das páginas.

O usuário irá precisar validar:

  • *Nome completo
  • *Especialidade
  • *CRM
  • *CPF
  • *Celular
  • *E-mail
  • *Sexo

Também é obrigatório que o usuário cadastre sua unidade para assim ser mostrada nas prescrições de forma automática quando necessário, ainda com a opção de vincular a imagem/logotipo do consultório para criar a identidade do usuário.

O médico pode contar com o auxílio de uma conta "Secretária" para ajudar no controle de pacientes, agendamentos, retornos. Para vincular esta conta, o usuário deve chegar ao fim da página de configurações, onde é possível enxergar "Secretário(a)". A configuração desta conta deverá ser totalmente feita e controlada pelo médico referente a esta conta.

Certificado digital

Para obter 100% de aproveitamento dos recursos My Prescription, é indicado que o profissional da saúde utilize um certificado digital vinculado ao seu usuário no sistema. Com o certificado, se torna possível a emissão de prescrições de medicamentos e guias de exames já com a assinatura digital do médico (com a mesma validade da assinatura física).

O sistema My Prescription trabalha em parceria com a Certdata Certificadora, que oferece as melhores condições para os profissionais da saúde. Acesse esaude.certdata.com.br para adquirir o seu.

Prescrições eletrônicas

O My Prescription tem como objetivo principal a emissão de prescrições(receitas, exames e atestados) de forma eletrônica, onde a assinatura do documento será preenchida através do certificado digital vinculado a conta.

Para que seja preenchido e gerado todas as prescrições, o usuário deverá cadastrar seus pacientes no sistema através do botão "Buscar / Cadastrar paciente" que pode ser encontrado em todas as páginas de prescrições, ou na aba de "Pacientes" encontrada no menu lateral. Após clicado no botão "Gerar prescrição", um E-mail será disparado automaticamente para o respectivo paciente. O médico tem a opção de "Visualizar" e "Baixar PDF" caso prefira. Este PDF pode ser enviado por diversas plataformas como por exemplo WhatsApp.


Receita

O sistema possui uma lista de medicamentos cadastrados que poderão ser sugeridos no momento de adicioná-los, caso não seja possível encontrar o remédio nos sugeridos, o usuário ainda pode cadastrar digitando livremente. Os últimos medicamentos adicionados serão armazenados na tabela de recomendados para agilizar em uma próxima receita. Para visualizar a lista recomendada basta clicar em "Veja mais" encontrado na tela de adicionar medicamento.


Exame

O modelo de exame necessita do preenchimento de dois campos, "Material" e "Exame". O texto é livre para digitar da forma que quiser e, uma vez que o exame for solicitado, irá ser armazenado na lista de exames do usuário para agilizar no processo.


Atestado

O Atestado é o modelo mais simples de prescrição, onde nele possui um campo texto livre para preencher da forma que desejar.


*Todas as prescrições geradas para os pacientes poderão ser visualizadas novamente e reenviadas na aba "Pacientes". Clicando nos detalhes é possível ver a aba de receitas, exames e atestados gerados para aquele determinado paciente.

Pacientes e farmácias

Após a prescrição gerada, o paciente deve receber um E-mail automaticamente com a prescrição solicitada pelo médico. O destinatário tem a possibilidade de baixar o documento e imprimir ou pedir para o farmacêutico escanear o QR Code gerado pela prescrição, assim abrindo o documento em outro dispositivo caso a farmácia necessite.

Vale lembrar que medicamentos controlados (Controle especial), necessitam de uma segunda via para ser retida na farmácia. O paciente pode optar por imprimir as duas vias antes de ir à farmácia ou pedir o auxílio do estabelecimento para que possam imprimir as vias e reterem uma delas.

O processo de validação e dispensação dos documentos segue o fluxo definido pelo ITI(Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e CFM(Conselho Federal de Medicina).

Para saber mais clique aqui.